ID JOVEM: Pessoas de 15 a 29 anos podem viajar de GRAÇA!


ID Jovem é programa do governo, que garante viagens gratuitas para jovens de baixa renda que possuam entre 15 e 29 anos. Além do benefícios de viajar de graça para cidades fora do estado, os jovens terão outros benefícios como descontos na aquisição de ingressos de cunho cultural, esportivo e artístico no Brasil.

Para ter direito ao benefício, é necessário que a renda família seja de até dois salários mínimos, e possua inscrição no Cadastro Único do Governo Federal atualizado. O cadastro da ID Jovem é feito por meio de aplicativo de celular, através do número de seu NIS.

A identidade garante desconto de 100% na compra de passagens rodoviárias, ferroviárias e também em embarcações, que realizem trajetos interestaduais, ou seja, de um estado para outro.

É bem interessante para jovens e adultos de classe baixa do Brasil, que desejam aproveitar algumas opções de lazer mais baratas e até mesmo gratuitas. E para aprender mais sobre o ID Jovem, falaremos um pouco mais de como funcionam as viagens interestaduais gratuitas do programa.

Como se cadastrar?

Você só precisa localizar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade e atualizar seu Cadastro Único e levar seus documentos para comprovar sua renda. Leva cerca de 15 dias para seu cadastro ser aprovado. Para saber se foi aprovado, basta acessar o site Consulta Cidadão e preencher os campos. Se seus dados aparecerem na tela, significa que foi aprovado.

Depois disso é só se cadastrar no site da ID JOVEM www.idjovem.juventude.gov.br e emitir o seu documento. Geralmente a viagem sai de graça, mas caso isso não aconteça, você acaba pagando um valor mínimo pelo trajeto. 


Exemplo: Uma viagem que custaria R$ 150, você paga uns R$ 13, que seria pedágio e taxa de rodovia.

  
A venda foi negada, o que fazer?

Se você está com todos os documentos e regras do ID Jovem em dia, e ainda sim o bilhete foi negado pela prestadora de serviços, o jovem ou adulto, deverá solicitar uma justificativa formal da recusa, por escrito.

Nesta justificativa deverá constar a hora, data, local e o motivo do bilhete de viagem ter sido negado.

Caso alguma empresa de ônibus se recuse a te dar a passagem (que é obrigatório), você pode denunciar no ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre). Lembrando que para ter o desconto e pagar sempre o mínimo, procure comprar sua passagem antecipadamente.

Para saber mais sobre o programa ID JOVEM, clique acesse o www.idjovem.juventude.gov.br

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ID JOVEM: Pessoas de 15 a 29 anos podem viajar de GRAÇA!

O  ID Jovem  é programa do governo, que garante viagens gratuitas para jovens de baixa renda que possuam entre 15 e 29 anos . Além do benefí...

Postagens mais visitadas